Ar-condicionado Inverter e Convencional
- garefrigeracaoeele
- 17 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Com certeza se você está procurando um aparelho de ar-condicionado já se deparou com os termos Inverter e Convencional (on/off). Apesar de serem parecidos esteticamente as tecnologia utilizadas são diferentes.
Neste post vamos te explicar as diferenças entre eles.
A tecnologia inverter trabalha com o compressor variando a rotação conforme a temperatura desejada, dessa forma a climatização é gradual. Esse sistema inteligente mantém a temperatura do ambiente constante e sem grandes oscilações, o que resulta em uma economia de energia. Por causa disso, os aparelhos de ar-condicionado inverter oferecem um maior conforto térmico, pois a temperatura do ambiente permanece estável. Outro diferencial é o nível de ruído, em comparação com equipamentos convencionais eles são extremamente silenciosos e ideais para hospitais, escritórios, quartos... O gás refrigerante utilizado por esses aparelhos é o R-410a ou o R-32 (falaremos mais sobre esse gás em breve), eles possuem o diferencial de serem gases ecologicamente corretos pois não emitem CFCs que são substancias prejudicais a saúde das pessoas e ao meio ambiente.
Enquanto isso, os aparelhos de ar-condicionado on/off, mais conhecido como convencional trabalham com o compressor ligando e desligando para manter o ambiente climatizado, o que causa oscilação de temperatura. Essas oscilações geram picos de energia que por consequência aumenta o consumo de energia.
Falando em custo benefício, os aparelhos inverter costumam ser mais caros, entretanto com os benefícios dessa tecnologia você pode economizar em até 70% de energia (dependendo do modelo e fabricante) em comparação com os aparelhos convencionais.
Comments